Segundo Cirino. J. (2006) para alcançarmos o êxito em qualquer
área desportiva, é necessário prevenir o futuro tendo em atenção os seguintes
pressupostos básicos:
Talento atlético:
é
a condição primária para alcançarmos os nossos objetivos. Só com um bom
potencial atlético podemos aspirar a obter, posteriormente, bons resultados
desportivos;
Motivação:
deve
existir tanto por parte do treinador, como do atleta, para que se consiga
ultrapassar as dificuldades que vão surgindo no dia-a-dia, para alcançar os
resultados pretendidos.
Treinador
especialista: deve ter a experiência e o talento que lhe permita preparar o
atleta, através da moderna metodologia de treino;
Boas
condições de trabalho: São a base material para a realização do processo de treino, tendo
a ver com a existência de locais com as condições mínimas para a prática de
qualquer modalidade desportiva;
Equilíbrio
emocional do treinador e do atleta: existe atletas que não se deixam conduzir, neste caso é necessário
que o treinador atue como um conselheiro, especialmente em momentos de maior
stress, ajudando o atleta a gerir a ansiedade pois esta leva, muitas vezes, ao
consentimento de imprudências desnecessárias tanto por parte do atleta como do
treinador.
Segundo Araújo J. (1994), a preparação desportiva dos jovens
obedece a princípios perfeitamente determinados, como sejam:
·
Predominância da preparação multilateral nas fases mais baixas do
processo de preparação;
·
Adequar o treino à idade biológica;
·
Privilegiar o desenvolvimento tático e técnico em relação
desenvolvimento físico;
·
Progressividade das cargas de treino, compatibilizando as
necessidades e obrigações de caráter profissional/escolar e social com as da
preparação desportiva;
·
Variar os meios de treino e de exercitação;
·
Valorização do jogo como referência e meio de treino efetivo.
Segundo Zotko (1993), o trabalho da fase de desenvolvimento tanto
física com psicológica deve ser doseado, garantido um entusiamo, propondo com
cuidado não só a quantidade mas sobretudo a qualidade dos exercícios de que
cada um necessite. E, para que o programa de formação constitua um êxito deverá
ser rigoroso, criativo, dinâmico e autocritico/refletido.
A VONTADE DETERMINA O DESTINO