Basicamente, para começar é fundamental que haja planeamento. De seguida é imperativo que se faça uma avaliação da condição física. Depois, todas as sessões de treino devem ter uma parte inicial (aquecimento), parte principal do treino e por ultimo aos alongamentos ou retorno a calma.
Ora, no ginásio numa fase inicial eu recomendo um treino que incida em exercícios compostos e inicialmente focado no trabalho do core. Por exemplo, exercícios como:
- agachamentos ou fundos;
- supino ou flexões;
- elevações ou puxadas a frente;
- abdominais;
- glúteos;
- lombares.
Para mim estes são a base de um treino para pessoas iniciantes. A isto pode juntar exercícios de pliometria e proprioceptivos que o ajudam a construir força dos músculos internos do corpo e dos membros inferiores.
O treino cardiovascular deve ser de baixa intensidade ajudando na recuperação da fadiga. Passadeira, bicicleta, remo ou elíptica, entre outros, todos nós temos as nossas preferências, mas a verdade é que devemos cruzar diversas modalidades, combinando diferentes formas de trabalho aeróbico.
Certos ginásios disponibilizam varias actividades e equipamentos no mesmo espaço de forma
a que possamos diversificar e cruzar o treino. Porém, devemos sempre escolher em função
dos nossos objetivos e tirar proveito do ginásio na medida do possível e em segurança.
Por ultimo, procure aprender os exercicios BASE de forma correcta e sobre a vigilância de um treinador credenciado. Evitará passar vergonha ou fazer figura de pacóvio no ginásio. Assim com evitará certas lesões a posteriori.
Para programas de treino online, mande mensagem. Bons treinos!