Segundo Cirino. J. (2006) para
alcançarmos o êxito em qualquer área desportiva, é necessário prevenir o futuro
tendo em atenção aos seguintes pressupostos básicos:
Talento
atlético: é a condição primária para alcançarmos os nossos
objetivos. Só com um bom potencial atlético podemos aspirar a obter,
posteriormente, bons resultados desportivos.
Motivação e satisfação: deve
existir tanto por parte do treinador, como do atleta, para que se consiga
ultrapassar as dificuldades que vão surgindo no dia-a-dia, para alcançar os
resultados pretendidos.
Treinador
especialista: deve ter gosto pela aprendizagem, talento e experiencia, que lhe
permita preparar o atleta, através de uma moderna metodologia de treino.
Boas
condições de trabalho: São a base material para a realização do
processo de treino, tendo a ver com a existência de locais com as condições
mínimas para a prática de qualquer modalidade desportiva.
Equilíbrio
emocional do treinador e do atleta: existe atletas que não se deixam
conduzir, neste caso é necessário que o treinador atue como um conselheiro amigo,
especialmente em momentos de maior stress, ajudando o atleta a gerir as
interferências pois esta leva, muitas vezes, ao consentimento de imprudências
desnecessárias tanto por parte do atleta como do treinador.
Segundo Araújo J. (1994), a preparação desportiva dos jovens obedece a princípios perfeitamente determinados, como sejam:
- Predominância da preparação multilateral nas fases mais baixas do processo de preparação
- Adequar o treino à idade biológica;
- Privilegiar o desenvolvimento tático e técnico em relação desenvolvimento físico;
- Progressividade das cargas de treino, compatibilizando as necessidades e obrigações de caráter profissional/escolar e social com as da preparação desportiva;
- Variar os meios de treino e de exercitação;
- Valorização do jogo como referência e meio de treino efetivo.
Segundo Zotko (1993), o trabalho da fase
de desenvolvimento tanto físico com psicológica deve ser doseado, garantido um
entusiamo, propondo com cuidado a quantidade mas sobretudo a qualidade dos
exercícios de que cada um necessite. E, para que o programa de formação
constitua um êxito deverá ser rigoroso, criativo, dinâmico e
autocritico/refletido.
Não penso no que veio antes ou no que vem a seguir. Não penso em nada. Só limpo a cabeça e faço-o.