Componentes da condição física:
- Condição cardio - respiratória;
- Condição músculo - esquelética;
- Flexibilidade;
- Composição corporal.
E, a condição motora inclui a condição física, além de:
- Agilidade
- Flexibilidade
- Potência
- Velocidade
Esta divide-se em dois tipos: a condição perceptivo-motora e a condição psicológica. Cada uma destas condições está integrada por diferentes factores de análise. A perfeita interacção de cada um dos tipos, desenvolve o que se pode denominar por rendimento motor, que se vê afetado posteriormente pelo ambiente social ou meio no qual se manifesta a conduta do indivíduo.
Segundo Viñaspre, P. a condição física em conjunto com a condição motriz reúnem o que normalmente se conhece como qualidades físicas, cujos integrantes que mais se destacam são:
- Força muscular: Grau máximo de tensão que se aplica numa só contracção muscular.
- Resistência muscular: Número sucessivo de movimentos de força muscular ou potência que se realizam num grande período de tempo.
- Resistência cardiovascular ou resistência geral: Capacidade de atrasar o aparecimento da fadiga numa atividade física persistente desenvolvendo movimentos gerais de todo o corpo. É uma medida geral da eficiência cardíaca e circulatória no transporte do oxigénio e combustíveis e da eliminação do dióxido de carbono, essencialmente em atividades de longa duração, como a corrida contínua, o ciclismo, a natação e o esqui de fundo.
- Potência: Capacidade de realizar trabalho por unidade de tempo ou o produto da força através da velocidade, essencialmente em exercícios que impulsionam, impelem ou projetam o corpo ou uma parte dele.
- Agilidade: É determinada pela velocidade nas mudanças de posição e direção do corpo.
- Velocidade: A capacidade do organismo realizar movimentos sucessivos ou isolados o mais rapidamente possível. Estes movimentos podem ser gerais, de todo o corpo, ou específicos de uma parte do mesmo.
- Flexibilidade: Grau de movimento ou amplitude de uma ou de várias articulações do corpo humano.
Para a aprendizagem e o desenvolvimento óptimo das diferentes qualidades físicas (força, resistência, velocidade, coordenação, equilíbrio, e outras) existem idades mais indicadas do que outras. O exercício é necessário para o crescimento físico normal e para o desenvolvimento motor, mas também para o equilíbrio psicológico, para maturidade afetiva e para o rendimento escolar.
Os objetivos de qualquer atividade física planeada devem passar pelo crescimento e desenvolvimento hamoniosos do jovem desportista, com vista á melhoria da sua condição física geral, considerando o equilíbrio psicológico, maturidade afetiva, socialização e integração. (Viñaspre, P)
Durante a etapa infantil convém estimular o espirito de cooperação entre colegas, em detrimento da rivalidade. Por exemplo, o jogo como atividade física constitui uma parte fundamental do desenvolvimento e do processo de socialização. A competição com crianças deve ser encarada como uma diversão como uma atividade lúdica, (…) e deve ser sempre organizada com alunos da mesma idade, para que não existam disparidades na eficiencia da prática desportiva. (Viñaspre, P)