Sabe-se que nos últimos anos se tem assistido a um crescimento de problemas de violência no seio das famílias, doméstica e no namoro, e se têm verificado inúmeras situações de bullying e cyberbullying em múltiplos contextos de sociabilidade, que levam os jovens a sentirem-se deprimidos e com falta de autoestima, e se traduzem em comportamentos violentos, automutilações e tentativas de suicídio.
Na escola, repercutem-se dificuldades no relacionamento intra e interpessoal com os pares e adultos por incapacidade de autorregulaçao das suas emoções. É, então, premente no contexto escolar permitir ao aluno:
Reconhecer e partilhar diferentes emoções e sentimentos;
Dotar-se de formas não violentas de expressão;
Tomar consciência do significado afetivo e social de família, amizade e namoro,
Valorizar relações de cooperação e entreajuda positivas,
Atuar de modo assertivo nas diversas interações sociais;
Proteger o seu corpo, dizendo não às aproximações abusivas.
Na escola, repercutem-se dificuldades no relacionamento intra e interpessoal com os pares e adultos por incapacidade de autorregulaçao das suas emoções. É, então, premente no contexto escolar permitir ao aluno:
Reconhecer e partilhar diferentes emoções e sentimentos;
Dotar-se de formas não violentas de expressão;
Tomar consciência do significado afetivo e social de família, amizade e namoro,
Valorizar relações de cooperação e entreajuda positivas,
Atuar de modo assertivo nas diversas interações sociais;
Proteger o seu corpo, dizendo não às aproximações abusivas.
- Educar emocionalmente um aluno é ajudá-lo a crescer livre, com respeito pelos limites do outro. JCC