Estratégia de intervenção pedagógica do professor Coach:
a) Análise do perfil do aluno: histórico escolar e familiar, potencial de aprendizagem e ponto de situação escolar atual.
b) Idealização da mudança: quais os comportamentos disruptivos e/ou condutas disfuncionais a alterar no aluno face ao contexto escolar.
c) )Visualização do perfil do aluno desejado: quais as habilidades sócio emocionais a desenvolver e cocriação de um plano de ação pedagógico, com vista à definição de um propósito de vida.
c) Promoção das habilidades de Saber Ser/Estar selecionadas: aplicação de ferramentas e técnicas da metodologia Coaching, bem como, possíveis medidas educativas de suporte à aprendizagem.
d) Integração de práticas de manutenção da mudança pessoal:
- proporcionar a vivência de experiências positivas;
- escuta ativa dos seus interesses e necessidades;
- reforço do seu sentido de responsabilidade;
- incentivar tomadas de decisão adequadas face ao contexto;
- motivar o espírito de autossuperação e de maturidade;
- incutir o respeito por si próprio e pelo Outro.
e) Reflexão sistemática sobre o retorno dado pelo aluno, nos domínios cognitivo e psicossocial: considerar a mudança de ambiente educativo se necessário.